A história do Queijo Brie

A importância do queijo na história não pode ser exagerada. Na Roma antiga, casas tinha uma cozinha de tomada de queijo separada e uma área reservada para os queijos a amadurecer. Queijo foi um alimento básico de legiões romanas onde quer que fossem. A arte da fabricação de queijos tornou-se o domínio de monges na Idade Média. Durante o Renascimento, queijo caiu em desuso e não foi até o século 19 que ele recuperou a popularidade. Desde então, queijo Brie em geral e, em particular, têm crescido constantemente em popularidade.

Origem

A mais antiga forma de Brie foi supostamente criado por acidente no Oriente Médio. A história diz que um nômade encheu seu alforje com leite antes de embarcar em uma longa viagem a cavalo. Alforje da carcaça do animal foi forrado com coalho (uma enzima chamada renina ou também quimosina) ea combinação com o leite criou um líquido aquoso (whey) e sólidos, protuberâncias brancas (coalhada), que era um ancestral, talvez, do primeiro Brie.

Brie francês

O que é mais certo é que Brie de Meaux, um dos dois tipos de queijo Brie certificadas pelo governo francês, foi fabricado na província de Brie arredores de Paris, começando em torno de 770. O processo todo combinado ou desnatado leite de vaca e coalho. Esta mistura foi aquecida, colocada em moldes e drenada, em seguida, salgados, inoculados com o molde de queijo, e envelhecida durante cerca de quatro semanas. Brie textura é como manteiga e há uma sugestão de frutas no gosto.

Brie de Melun

O segundo tipo de queijo Brie certificada pelo governo francês é Brie de Melun, o chamado "ancestral de todas as Bries." Brie de Melun é descrito como mais forte e mais salgado que Brie de Meaux, e vem da mesma província.

Carlos Magno

O imperador Carlos Magno (768-814) alegadamente adquirido um gosto para o queijo Brie. Segundo a lenda, no decurso de uma viagem, Carlos Magno parou na residência de um bispo, que lhe ofereceu uma refeição de Brie. Quando Carlos Magno cortar a pele do queijo, a história se passa, o bispo intercedeu, dizendo-lhe que ele estava deixando de lado a melhor parte. Depois de tentar o Brie, pele e tudo, Carlos Magno aparentemente ordenou que grandes quantidades de Brie deveria ser enviado a ele por ano. Ninguém pode ter certeza se isso realmente aconteceu, mas certamente acrescenta interesse para a história de Brie.

Prestígio

No Congresso de Viena, em 1814-1815, representantes de alto nível de todos os países da Europa reunião lá eleito Brie "o rei dos queijos", um título que uma vez tinha sido justamente o contrário, "o queijo dos reis". O último termo havia sido usado antes da Revolução Francesa, com referência aos membros da realeza como o Rei Henri IV (1553-1610), que se dizia ser especialmente Amante de Brie.

Complementos

Hoje, Brie é fabricada em todo o mundo, usando diferentes tipos de leite, e em diversas variedades, alguns com ervas. Gourmands recomendar servindo Brie com champanhe francês ou vinho tinto como os complementos perfeitos.